quinta-feira, 7 de abril de 2011

Como a mídia interfere na opinião e nas decisões do cidadão


A mídia não só interfere nas nossas opiniões com também nas nossas decisões.
Hoje, de maneira sofisticada e instantânea, a televisão e rádio têm explicações para todos os problemas, soluções rápidas e eficientes para todas as necessidades, respostas prontas para todos os questionamentos. Mas tem-se a impressão de que isso vai levando, aos poucos, a uma apatia e massificação, onde não são mais possíveis iniciativas, onde não se fazem mais perguntas, onde deixam de existir possibilidades, onde não se produz mais o “novo”. Todos consomem, todos trabalham, todos reagem do mesmo modo, todos respondem da mesma maneira aos estímulos da mídia, todos pensam do mesmo modo, conforme os donos das notícias e da comunicação que os orientam.
As mídias “montam” o mundo (constrói, desconstrói e reconstrói); Ela é manipuladora, e cria a “formação de impressões” sejam elas quais forem.
O mundo que conhecemos através das notícias, das informações que chegam até nós é, portanto, um mundo “selecionado”. Cortado e recortado, montado de acordo com certos interesses. Na medida em que selecionam os fatos, escolhem o ponto de vista e determinam à ordem em que vamos tomar conhecimento deles.
Perante a essa situação, o indivíduo acaba se deparando com uma mídia “perfeita”, “acabada”, “organizada”, sem dar-se conta da incompletude, do imperfeito e, conseqüentemente, da crítica e da reflexão, consumindo sem questionar.
Voltando ao início do trabalho, agora podemos afirmar que a Gestalt então, explica que valorizamos os fatores pessoais enquanto há possibilidades de distorção da percepção da realidade. Já o Behaviorismo nos deixa explícito o “indiscutível” repertório de comportamento que adquirimos em função dos meios de comunicação (mídias). Essas nos impõem estímulos, assim como a manipulação do sujeito. O dono do estímulo tudo pode fazer. O que no processo de comunicação de tamanha abrangência, como em nossa sociedade, significa nada mais, nada menos o poder do controle social. 

Trabalho da disciplina de Comunicação Comparada e Multimeios -Professor Wiliam


Clique aqui para ler o artigo completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário